Acontece em formato virtual, na próxima quinta-feira, 29 de janeiro, às 9h, o encontro de apresentação e partilha sobre as trajetórias e o papel importante no âmbito cultural e social dos Agentes Territoriais de Cultura (ATCs) em Alagoas.
Falar sobre cultura é também reafirmar a força das conexões e da coletividade. Do Território às Políticas Culturais: Trajetórias dos Agentes Territoriais em Alagoas propõe lançar luz sobre a atuação dos ATCs — essa “ponta” fundamental, atuando nas regiões como linha de frente do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) — destacando suas experiências nos territórios, os caminhos percorridos e as conquistas já alcançadas a partir de parcerias e apoios de diferentes frentes, que se mostram cruciais para o fortalecimento e ampliação do setor artístico e cultural. Considerando ser de suma importância para esse encontro, a participação de gestores, instituições , fazedores de arte e cultura e da sociedade civil de um modo geral.
• Para entender o PNCC e o papel dos ATCs
A retomada das políticas públicas de cultura, com a reconstrução do Ministério da Cultura (MinC), se deu a partir de um compromisso central do Governo Federal: o resgate do diálogo com os movimentos sociais, as organizações da sociedade civil e as representações populares, reconhecendo a participação social como elemento essencial em todo o processo. É nesse contexto que surge o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), instituído pela Portaria MinC nº 64, de 28 de setembro de 2023, com o objetivo de ampliar os instrumentos da democracia participativa direta e promover as diversas formas de conhecimento sociocultural em todas as regiões e territórios do Brasil.
O principal objetivo do PNCC é ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação cidadã, e contribuindo para a compreensão da cultura como um direito. Para isso, o Programa atua também no fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), por meio de ações de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informações sobre as políticas culturais.
• Governo Federal
Para alcançar essas metas, o PNCC parte do princípio da nacionalização da política pública,
articulando estratégias que envolvem os Comitês de Cultura e os Agentes Territoriais de Cultura,
espalhados por todo o país. Esses agentes têm papel fundamental tanto na divulgação das ações do
Ministério da Cultura nos territórios quanto no encaminhamento das demandas locais ao governo
federal.
Além disso, essas redes e conexões são responsáveis por levar processos formativos aos fazedores e
fazedoras de cultura, por meio dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), promovidos pelos
Institutos Federais de Educação integrantes do PNCC nas cinco regiões do país: Instituto Federal do
Pará (IFPA), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto
Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).
SERVIÇO:
Do território à política cultural: Trajetórias dos Agentes Territoriais de Alagoas
Data: 29/01/2026 (quinta-feira)
Horário: 09 horas
Local: Online